Vinhos artesanais, ótima gastronomia e natureza

A Estrada do Vinho é o destino certo para os amantes do vinho. É um lugar para visitar vinícolas e mais vinícolas, degustando vinhos artesanais de qualidade.

O passeio pelo circuito de enoturismo oferece visitas guiadas pelas vinícolas, com direito a conhecer a produção de bebidas, os parreirais, a participar de cursos de degustação, provar e comprar vinhos. Você ainda pode curtir a saborosa gastronomia e as belezas naturais da região, onde é possível relaxar e respirar o ar puro das serras.

Esse roteiro está localizado na cidade de São Roque, em São Paulo, e pode ser percorrido num bate-volta de um dia ou, mais tranquilamente, em um final de semana.

Quando ir

A melhor época para visitar a Estrada do Vinho é muito pessoal. O clima da região é temperado, com temperatura média anual variando em torno de 18º C.

Entre os meses de janeiro e fevereiro acontece a Festa da Vindima, quando os visitantes participam da colheita das uvas e produção de vinhos em diversas vinícolas do circuito.

Já outubro é o mês da Expo São Roque, que tem como tema as alcachofras e os vinhos. O evento oferece variedades gastronômicas, apresentações de música e dança, além de degustações dos produtos regionais.

O que fazer

A Estrada do Vinho é o roteiro perfeito para quem quer degustar bons vinhos. É um circuito onde você visita vinícolas, conhece a produção das bebidas e participa de fartas degustações.

A gastronomia é outro ponto forte do roteiro. Sem contar nos ranchos, fazendinhas e pesqueiros que proporcionam várias atividades de lazer.

O clima interiorano, aliado às bonitas paisagens de São Roque, permite caminhar e cavalgar por trilhas num profundo contato com a natureza da região.

Onde ficar

A hospedagem na Estrada do Vinho é um verdadeiro refúgio do sossego.

O centro de São Roque(cidade onde está localizada a Estrada do Vinho) oferece hotéis sofisticados, próximos à restaurantes e atrativos turísticos. Enquanto nas regiões mais afastadas, você encontra hotéis-fazenda e pousadas rústicas com infraestrutura completa de lazer e entretenimento.

Há também a opção de se hospedar perto das vinícolas, possibilitando uma maior interação com o "mundo dos vinhos". Você vai se tornar um Expert no assunto e ainda curtir os ares da serra.

Como chegar

A Estrada do Vinho fica a apenas uma hora de São Paulo, basta acessar a Rodovia Raposo Tavares [SP-270] até a altura do km 58 e seguir as placas indicando a entrada para o circuito.

O que comer

A culinária da Estrada do Vinho oferece uma variedade de receitas das cozinhas portuguesa e italiana.

No circuito, você encontra restaurantes especializados na culinária portuguesa, onde a estrela do cardápio é o bacalhau. E nada melhor para acompanhar os pratos do que um bom vinho de fabricação própria. Como sobremesa, vale degustar os famosos pastéis de Belém.

Já nas cantinas italianas, a pedida é uma suculenta massa acompanhada de um belo vinho. Nos períodos de safra da alcachofra, as casas criam menus especiais com receitas elaboradas à base dessa apetitosa flor.

Fonte: http://www.pacotefacil.com.br/

Agradecimentos: Ana Golfetto Masella